A Junta de Freguesia de Fanhões tem vindo a apresentar ao Município todos os contributos que recolheu da população desde 2018, contributos e ideias e que pelo plano apresentada à discussão não foram contemplados, iremos novamente reforçar e oficializar, porque são efetivamente preocupações de presente e futuro da população, que pretende um Plano Diretos Municipal que resolva as suas legitimas preocupações e ambições, assim como o desenvolvimento socioeconómico de modo sustentado da Freguesia de Fanhões e por conseguinte toda a Zona Norte.
A SUA PRESENÇA É IMPORTANTE: 
SESSÃO PÚBLICA DE ESCLARECIMENTO: DIA 5 ABRIL 21:00 – CLUBE UNIÃO RECREATIVO SÃO JULIÃO DO TOJAL 
O QUE FIZEMOS PARA MELHORAR O NOSSO TERRITÓRIO
  • A Junta de Freguesia emitiu parecer a vários processos de loteamento e processos individuais enviados pela Câmara Municipal de Loures, relacionados com a Freguesia.
  • A todos, a Junta de Freguesia deu parecer de modo a defender os interesses urbanísticos da freguesia, afim de não permitir a sua descaracterização, mas com o principal objetivo da fixação da população na Freguesia.
  • Foram realizadas reuniões com interessados em investir na Freguesia, e nalguns casos feito o acompanhamento dos processos junto da Câmara de Loures.
  • Foram enviadas propostas de alteração ao PDM, principalmente casos de moradores que pretendem construir moradias unifamiliares para fixação da família nas respetivas localidades, ou mesmo voltar para junto das suas raízes. Todos os casos deram entrada têm fundamentação e avaliação positiva da CML e aguardam consulta pública e respetiva aprovação pela CCDR.

A Junta de Freguesia de Fanhões apresentou ao Município desde 2017 até hoje, um conjunto de propostas que aguardamos que tenham efeito prático e que significam uma melhoria substancial para a população. Iremos continuar a enviar propostas e apresentando ao município a total disponibilidade para ajudar a construir um instrumento de gestão urbanística que responda às exigências socio económicas do nosso território. Salientamos o facto de que em 2017 quando tomamos posse, não havia nenhum pedido registado de alteração ou propostas ao PDM devidamente oficializado, situação que invertemos com a oficialização dos pedidos para que sejam do conhecimento público.

Estas sugestões/alterações foram registadas para análise no âmbito do “Proc.º Nº 782/2016: “Contributos e Sugestões para a Alteração do PDM”.

  • Torre da Besoeira – Rua 1º de Maio – participação 6 (ID Geo 6)
  • Casaínhos – Rua Particular – participação 6 (ID Geo 7)
  • Alteração Perímetro Casaínhos e Torre da Besoeira:
  • Casainhos -– participação 52 (ID Geo 49)
  • Torre da Besoeira – participação 52 (ID Geo 52)
  • Artigo 212 – Casaínhos participação 29
  • Artigo 115 H – Casaínhos participação 119
  • Pretende-se que o PDM, no se artigo 22.º Usos Ponto 3 alínea a)   a área possa voltar a ser de 5000 m2
  • Os 4 hectares ou 2 hectares que vigoram na lei são castrantes para as pretensões da população, no território da Freguesia de Fanhões a exemplo das restantes da Zona Norte.
Irá decorrer, até 26 de fevereiro, o período de participação pública da alteração do Plano Diretor Municipal (PDM) para adequação ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT). 
Sessão Pública de Esclarecimento : 
Pode apresentar as suas sugestões e consultar diretamente em https://app1.cm-loures.pt/alteracaopdm/