História
Fanhões, freguesia do Concelho de Loures, fica situada na zona Norte, bem no topo do concelho, possui 11.672 km2 de área e cerca de 3000 habitantes dos quais 10,3% são reformados. Esta freguesia confina com as Freguesias de S. Julião do Tojal, St.º Antão do Tojal, Loures, Lousa, Bucelas e com o Município de Mafra.
O dia da freguesia é festejado a 29 de novembro, sendo o seu padroeiro São Saturnino de Tolosa. É uma freguesia muito antiga, tendo sido criada em 1575. A sua história tem vários contornos, e segundo se pensa, a sua origem poderá ter nascido com a exploração das pedreiras visto que o seu solo é rico em mármores.
A Freguesia de Fanhões pertenceu, outrora, ao Concelho de Olivais passando depois para o Concelho de Loures e aí se manteve até aos nossos dias. Antes de se tornar freguesia, Fanhões era uma aldeia da Freguesia de St.º Antão do Tojal.
Fanhões… este topónimo parece estar relacionado com a flora que abundava nesta freguesia, alcatins ou faias, que derivaram do latim “fagea” ou “fagu”.
Fazem parte da Freguesia de Fanhões as localidades de Fanhões, Casainhos, Torre da Besoeira, Tocadelos, Alto do Andrade, Cabeço de Montachique, Ribas de Cima e Ribas de Baixo.
Fanhões é Capital do Calceteiro desde 2018 resultado de um compromisso de preservação e divulgação do seu património histórico, etnográfico e cultural, tendo recebido em 2018 o certificado de “atuação positiva pelo Património, Capital do Calceteiro, recuperação e identificação do património rural local” atribuído pela ADAL – Associação de defesa do Ambiente de Loures.