A Junta de Freguesia de Fanhões congratula-se com a aprovação em Reunião de Câmara de 16.06.2021 da proposta 275/2021 que aprova a celebração do contrato programa com a ARSLVT para a construção da Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal, no terreno cedido pela Câmara Municipal de Loures. Nas próximas semanas estão concluídos os projetos de especialidades e seguidamente será lançado o concurso para a Empreitada e a sua construção. A construção desta nova Unidade de Saúde é uma prioridade absoluta e de toda a justiça, substituindo totalmente as atuais instalações, sem nenhumas condições de salubridade, de serviços de atendimento e espera, de acessos à mobilidade reduzida, entre muitas outras condicionantes para servir bem e com dignidade os cerca de 105000 utentes das Freguesias de Santo Antão do Tojal, São Julião do Tojal e Fanhões que têm o direito ao acesso condigno aos serviços de saúde públicos.  Sabendo que este é já um importante passo para a sua construção, iremos continuar a acompanhar todos o processo, como sempre foi nosso compromisso e lutar para que seja uma realidade tão rápido quanto possível.
Noticia da Câmara Municipal: 
https://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=11031
“A Câmara Municipal de Loures deu hoje um passo decisivo para a construção da nova Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal, com a aprovação de um protocolo de colaboração a celebrar com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). 

Nos termos desse protocolo, o novo equipamento de saúde ficará localizado num terreno municipal, a ceder à ARSLVT, localizado entre a Rua Padre Américo e a Alameda Arquiteto António Canevari, na Quinta do Aqueduto, em Santo Antão do Tojal.

De acordo com o documento, aprovado por unanimidade na reunião camarária de hoje, o investimento necessário à construção desta unidade de saúde, a qual irá servir uma população de cerca de 10.500 utentes, foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência.

Na proposta aprovada sublinha-se “a carência de infraestruturas adequadas para a prestação de cuidados de saúde na área de atuação da unidade de cuidados de saúde de Santo Antão do Tojal” e a necessidade de se promover uma “melhoria das condições em que os referidos cuidados de saúde são prestados”.

Nesta reunião camarária, o presidente da Câmara Municipal de Loures fez saber que o projeto de arquitetura do novo equipamento está “a ser terminado”, prevendo-se que os projetos de especialidades sejam concluídos “nas próximas semanas”. “Contamos a seguir a isso fazer o lançamento do concurso de empreitada, uma vez que o terreno já está disponibilizado”, acrescentou Bernardino Soares.  

Recorde-se que este não é o único investimento na área da saúde que está a ser concretizado no concelho, em parceria com a Câmara Municipal de Loures. Em Santa Iria de Azóia, encontra-se em curso a construção de uma nova unidade de saúde, no Bairro Terra de Frades, cujas obras deverão estar concluídas em novembro.

Quanto ao Catujal, foi já lançado o concurso público para a construção da nova unidade de saúde, junto ao Parque Verde do Planalto do Catujal, a qual irá servir uma população de cerca de 13 mil utentes. “