Este parque florestal, com uma área de 33 hectares, e totalmente vedado, recebe anualmente cerca de 60 mil utentes, e será alvo de um projeto de requalificação pela Câmara Municipal de Loures; Um investimento importante para a Freguesia de Fanhões que pode trazer novas oportunidades na educação e escolas, na economia local, no desporto e bem-estar, no convívio, lazer e família e complementar outros projetos ao nível do turismo, principalmente a oferta de camas e possibilitar a quem nos visita ficar mais um tempo.

A Freguesia de Fanhões é pela sua beleza natural e ambiental cada vez mais um local a visitar e onde a sua aptidão à prática de desportos radicais e ar livre são cada vez mais procurados; Esta requalificação a iniciar em 2019 e orçada em 1,7 milhões de euros, irá ser certamente um polo de desenvolvimento que  prevê a criação de um Centro Interpretativo, uma zona de restauração, camaratas, salas multiusos, áreas para campismo e caravanismo dentro do parque.

Está também prevista a requalificação de todas as infraestruturas, reabilitação dos espaços desportivos e de lazer, valorização da galeria ripícola com a implementação de um complexo de charcos, jogos de água didáticos, hortas, pomares e áreas de estadia.

O projeto de requalificação apresenta uma forte aposta ao nível da sustentabilidade ambiental, com a introdução de soluções e sistema que permitem a redução e a dependência energética de energias fósseis.

A Câmara Municipal de Loures pretende, assim, melhorar a atual oferta existente no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, complementando-a também com a valorização do seu património natural, incrementando o conhecimento e envolvimento dos seus utentes na sua proteção.

Por todas as razões apresentadas, esta é uma excelente notícia para a Freguesia de Fanhões e para o desenvolvimento de todas as suas localidades.