Chafariz e Lavadouros de Ribas de Cima

Em 1953 o Sr. António dos Santos Saúde e Vida, preocupado com o bem estar dele e dos seus conterrâneos, lembrou-se de fazer a doação de terreno para a construção de um sítio mais acessível e com mais condições. E assim foi, o Sr. António deslocou-se 96 vezes à Câmara Municipal de Loures para que a sua vontade se fizesse ouvir.

Inaugurado em 1954, foi uma importante obra com o propósito de beneficiar a população, principalmente as mulheres incluindo as lavadeiras que faziam desse trabalho o seu parco ganha pão, e que são símbolo da nossa terra e da zona saloia. Tinham que se deslocar com as trouxas de roupa (das freguesas e não só) à cabeça, por meio do campo/mato até ao Rio da Ladeira. Também os animais de grande e pequeno porte, eram levados pelos donos duas vezes ao dia para beberem água. Também ali e porque existia uma mina de água natural, se ia buscar água para consumos, mina essa que mais tarde abasteceu de água o Chafariz e os Lavadouros.

Em 2018 foi mantido e identificado como Património Histórico; Recentemente salvo de uma intervenção que o iria descaracterizar para sempre, graças a uma população convicta e unida em manter o seu património preservado, foi  um marco de afirmação de uma comunidade, a lição popular que sempre devemos respeitar. Histórico da reabertura em abril de 2017. 

Galeria

Agenda