Centro Social e Paroquial S. Saturnino de Fanhões
Mensagem
Bem-vindo ao Centro Social Paroquial de São Saturnino de Fanhões!
Há quase três décadas que esta é uma casa onde a comunidade se revê e sente como sua.
Agora em Ribas, mas ao serviço de todos os habitantes e lugares, o centro é um lugar onde se cuida dos mais idosos e frágeis.
É um espaço para contemplar o tempo decorrido da vida, de celebrar o estar com os outros e de se sentir acompanhado.
É uma casa de memórias vivas e de histórias que nos dão identidade.
Sinta-se convidado a visitar-nos e a contribuir para construir este projeto que também é seu!
O presidente,
Pe. Tiago Neto
História Centro Social Paroquial São Saturnino de Fanhões
O centro social paroquial é uma IPSS, que desenvolve as valências de Centro de dia e Apoio domiciliário, na freguesia de Fanhões, concelho de Loures. Tem sede na Rua Alfredo Caldeira nº20, 2670-693 Fanhões, concelho de Loures.
Em 1991, um grupo de paroquianos teve a ideia de começar a organizar algumas actividades e iniciativas, com o fim de manter ocupados todos os idosos, sem descriminação, de sexo, credo religioso e outros.
Para concretizarem essa ideia, solicitaram ao pároco de então, padre Andrade, o salão da Igreja.
Mais ou menos 1 ano depois, como a actividade crescia, houve necessidade de mudança de instalações. Havia um espaço que tinha sido doado a esta paróquia mas que carecia de obras. Com o esforço de toda a comunidade conseguiu-se criar condições para que fosse possível o normal funcionamento.
A 9 de Janeiro de 1993 foi inaugurado o 1º Centro de convívio da freguesia. Mais tarde a 1 de Março de 2005, como resposta às necessidades de toda a freguesia foi inaugurado, o serviço de Apoio Domiciliário e a 10 de Maio do mesmo ano foi celebrado o acordo de cooperação com a Segurança Social, para 15 utentes.
“A instituição adquiriu personalidade jurídica mediante a participação efectuada pela autoridade Eclesiástica competente, nos termos do artigo 45º do estatuto citado e recebida em 23 de Dezembro de 1998 no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo. O registo definitivo dos estatutos da instituição foi lavrado pela inscrição nº40/2000,fls 24 e 24 verso do livro nº6 das Fundações de Solidariedade Social considerando-se efectuado em 16-08-1999”.
Missão e actividades desenvolvidas
O Centro S.P. São Saturnino de Fanhões através do Serviço de Apoio Domiciliário presta cuidados individualizados e personalizados, no domicilio, a indivíduos e famílias, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.
Apoia também famílias carenciadas da freguesia através do Banco Alimentar.
A instituição desenvolve a valência de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia no qual assegura a prestação dos seguintes cuidados:
•Cuidados de higiene e conforto pessoal
•Fornecimento e apoio nas refeições
•Tratamento de roupa
•Higiene habitacional
•Actividades de animação e socialização (animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços e deslocação a entidades da comunidade)
•Assegura a formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos utentes; transporte, cuidados de imagem e pequenas modificações ou reparações no domicílio.
O Centro Social Paroquial S. Saturnino de Fanhões apoia neste momento na freguesia, 24 famílias carenciadas através da distribuição mensal de cabazes de alimentos, pelo Banco Alimentar e faz o acompanhamento e encaminhamento para diversas entidades na tentativa de minimizar os problemas das mesmas.