História

Fanhões, freguesia do Concelho de Loures, fica situada na zona Norte, bem no topo do concelho, possui 11.672 km2 de área e cerca de 3000 habitantes dos quais 10,3% são reformados. Esta freguesia confina com as Freguesias de S. Julião do Tojal, St.º Antão do Tojal, Loures, Lousa, Bucelas e com o Município de Mafra.

O dia da freguesia é festejado a 29 de novembro, sendo o seu padroeiro São Saturnino de Tolosa. É uma freguesia muito antiga, tendo sido criada em 1575. A sua história tem vários contornos, e segundo se pensa, a sua origem poderá ter nascido com a exploração das pedreiras visto que o seu solo é rico em mármores.

A Freguesia de Fanhões pertenceu, outrora, ao Concelho de Olivais passando depois para o Concelho de Loures e aí se manteve até aos nossos dias. Antes de se tornar freguesia, Fanhões era uma aldeia da Freguesia de St.º Antão do Tojal.

Fanhões… este topónimo parece estar relacionado com a flora que abundava nesta freguesia, alcatins ou faias, que derivaram do latim “fagea” ou “fagu”.

previous arrow
next arrow
Slider

Galeria

Agenda