A Junta de Freguesia de Fanhões  concluiu hoje o projeto de recuperação e embelezamento do Chafariz de Ribas de Cima com a colocação de um Painel de Azulejos de Pintura Manual da autoria de Maria do Carmo Azevedo com informação histórica, homenageando António dos Santos Saúde e Vida que cedeu o terreno e trabalhou incansavelmente para a sua construção. Percebemos a importância para a população em ter os seus espaço melhorados e o orgulho que sentem nas suas origens, objetivos em que Executivo trabalha conjuntamente, para que a seu tempo, todos os espaços e lugares Históricos da Freguesia de Fanhões estejam dignificados!

Inaugurado em 1954, foi uma importante obra com o propósito de beneficiar a população, principalmente as mulheres incluindo as lavadeiras que faziam desse trabalho o seu parco ganha pão, e que são símbolo da nossa terra e da zona saloia. Tinham que se deslocar com as trouxas de roupa (das freguesas e não só) à cabeça, por meio do campo/mato até ao Rio da Ladeira. Também os animais de grande e pequeno porte, eram levados pelos donos duas vezes ao dia para beberem água. Também ali e porque existia uma mina de água natural, se ia buscar água para consumos, mina essa que mais tarde abasteceu de água o Chafariz e os Lavadouros.

Em 2018 foi mantido e identificado como Património Histórico; Recentemente salvo de uma intervenção que o iria descaracterizar para sempre, graças a uma população convicta e unida em manter o seu património preservado, foi  um marco de afirmação de uma comunidade, a lição popular que sempre devemos respeitar. Histórico da reabertura em abril de 2017.