![](https://jf-fanhoes.pt/wp-content/uploads/2018/07/fanhoes-e1532543362513.png)
Paisagem Natural e Ambiental
A Freguesia de Fanhões situada na área norte do município, de cariz maioritariamente rural, em que predominam espaços agrícolas e florestais tem como vocação ambiental os valores identificados com o usufruto lúdico e pedagógico e com as atividades económicas de produção agrícola e florestal. Para o futuro desta região devem ser promovidos sistemas e práticas agrícolas e florestais multifuncionais, fundados em princípios de uso e gestão sustentável, designadamente, na conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, a par do desenvolvimento turístico e económico e da fixação da população.
Proteger a paisagem implica o reconhecimento dos valores que asseguram a identidade e integridade da mesma. A Freguesia de Fanhões apresenta uma grande diversidade de valores naturais e culturais, a par de uma grande heterogeneidade no que respeita à ocupação edificada e onde se verificam aglomerados contidos de pequena dimensão onde predominam os valores naturais de particular singularidade ecológica, estética e sensorial.
A proteção, gestão e o ordenamento da paisagem correspondente ao território da Freguesia de Fanhões, requer a identificação de todas as unidades de paisagens, entendidas como áreas com dimensão significativa que mantêm as mesmas características e cuja preservação é obrigatória que se enquadra no Sistema Serrano e Sistema de Costeiras e Cabeços, Paisagens de serra ou de altitude, à escala da freguesia, caracterizadas pela alternância entre vales e cumeadas, de relevo movimentado a escarpado, e pela articulação entre áreas agrícolas e áreas florestais ou de matos, configuram espaços compartimentados, salientando-se no Sistema de Costeiras e Cabeços os relevos vulcânicos e cársicos. Também temos presente Encostas do Complexo Vulcânico, modelada em formações do complexo vulcânico e formações de argilas, o relevo suave a ondulado constitui a característica diferenciadora relativamente ao Sistema de Costeiras e Cabeços. Salienta-se como característica desta unidade, a presença de solos de barros de elevada capacidade produtiva, que determinaram no passado a sua apropriação para a produção cerealífera.