MEMORIAL AO CALCETEIRO
A Junta de Freguesia de Fanhões no âmbito de FANHÕES-CAPITAL DO CALCETEIRO, solicitou à Câmara Municipal de Loures para projetar e executar esta Obra, que teve início inicio em julho de 2021, sofrendo muitos atrasos pela pandemia e também devido à falta de pedra para a base, assim como algumas questões técnicas no procedimento da gravação dos 130 nomes. Agora concluído, o Monumento é constituído por 6 blocos maciços de pedra “Creme Fátima” de diferentes dimensões com algumas toneladas, que representam a dureza e o peso da profissão e que se encaixam entre si, simbolizando a união do conjunto de pedras que podem construir um caminho de calçada ou dar vida a uma obra; estão assentes numa base maciça de pedra “Santi Blue” da família do Azulino Cascais, em que cada grupo têm 5 faces gravadas num total de 10 faces contendo os 130 nomes dos Calceteiros da Freguesia de Fanhões que se apurou em Edital de consulta pública com o envolvimento de toda a população. Todo o mobiliário urbano de bancos e mesas foi renovado, o jardim foi reabilitado com novas plantas e colocada rega automática gota a gota, assim como a iluminação monumental que deu uma nova vida a este espaço e que teve um custo de 87.761,10 euros + iva.
Um Memorial, que pretende de uma forma digna reconhecer e dignificar a Arte e a Obra dos inúmeros Mestres Calceteiros da nossa freguesia, onde certamente ao longo de gerações ancestrais, existiram muito mais, mas o Monumento é só por si, uma Homenagem à profissão de Calceteiro, às suas Famílias e a todas as sua inúmeras obras no País e no Mundo.
É com muito orgulho na nossa Freguesia, Capital do Calceteiro, que vemos os nomes imortalizados na pedra e a satisfação do dever cumprido.
Iremos endereçar formalmente o convite a sua Excelência o Senhor Presidente da República, que em convite anterior, manifestou o desejo de visitar Fanhões – Capital do Calceteiro, para que nos conceda a honra da sua visita ao Monumento, acompanhado naturalmente de todas as entidades envolvidas e convidados.
Compete-nos agradecer ao Município de Loures, à Obragoito, às Pedras Galrão, à população, às famílias dos Calceteiros, e principalmente aos próprios Calceteiros do passado e do presente, que pela dignidade do seu trabalho nos desafiaram a elevar Fanhões a Capital do Calceteiro e a construir este Memorial em sua honra e para memória futura.
Continuaremos a dignificar a Freguesia de Fanhões, seguindo um caminho de valorização do território, da sua história, do seu património, da sua etnografia, da sua ruralidade e naturalidade, dos seus costumes e tradições, como marca de distinção e identidade onde a marca registada de Fanhões – Capital do Calceteiro, veio dar a partir de 2018 uma nova vida à Freguesia de Fanhões, mas onde ainda há muito por concretizar.
Visite o local com tempo, porque não se vai arrepender. Obrigado!