A Junta de Freguesia de Fanhões acompanhou desde o primeiro dia o plano nacional de combate à pandemia Covid-19; sempre ao lado da população e em estreita colaboração com as entidades, associações, comércio local e empresas. Um esforço conjunto que permitiu manter o território mais seguro, mitigar os efeitos da pandemia e principalmente salvar vidas. Foram encerrados espaços e edifícios públicos durante as fases mais agudas da pandemia, hoje reabertos com regras, como é o caso das Casas de Banho e Lavadouros Públicos, como sendo espaços de numero restrito de pessoas em simultâneo e no caso dos lavadouros que são frequentados praticamente pelas mesmas pessoas; quanto aos Parques Infantis são zonas de jogo e recreio ao ar livre o que reduz substancialmente o risco de contágio.
No caso dos Funerais, envolvendo o Cemitério e as Casas Mortuárias a nossa responsabilidade é acrescida. O Cemitério pelo facto de estarmos ao ar-livre, mantendo o distanciamento e as regras de higienização, podemos aliviar mais as restrições, tendo sempre presente que estamos ainda em estado de Alerta e em pandemia.
Quanto às Casas Mortuárias pertencentes à Junta de Freguesia, são três, uma sala pequena no interior Cemitério de Fanhões, em Ribas de Baixo e em Casaínhos, edifícios públicos / estatais. Ao contrário de outros espaços referidos anteriormente, as Casas Mortuárias, pelo momento particular de consternação e sentimento, existe maior dificuldade em manter o numero limitado de pessoas, assim como o distanciamento de segurança necessário para que me consciência possamos ter um local seguro. É publico que se têm realizado velórios em Igrejas e Casas Mortuárias, mas estes espaços são da responsabilidade das Paroquias, onde a Junta não têm nenhuma jurisdição ou administração.
A Junta de Freguesia, está em ligação permanente com as entidades de saúde, e prevê abrir as Casas Mortuárias logo que o país saia do estado de Alerta em que ainda nos encontramos pelo menos até dia 17 de abril. Considerando o risco e a maior vulnerabilidade da população idosa, o estado de pandemia, as novas variantes e a Gripe; entendemos para segurança de toda a população, manter o encerramento das Casas Mortuárias enquanto permanecer o estado de Alerta. Agradecemos todo a compreensão e paciência, na certeza que estamos a fazer o melhor pela segurança de toda a população da Freguesia.