![](https://jf-fanhoes.pt/wp-content/uploads/2018/07/fanhoes-e1532543362513.png)
Joaquim Franco
![](https://jf-fanhoes.pt/wp-content/uploads/2018/09/Joaquim-Franco-foto-11-225x300.jpg)
Joaquim Eugénio Alves Franco, natural da freguesia de Fanhões, começou em miúdo ainda, a fazer parte como aprendiz músico, na Associação dos Bombeiros Voluntários de Fanhões como clarinetista, mas a vocação levou-me, para o sector da percussão (bateria). Que com a idade de 16 anos assumi como baterista principal da filarmónica, com altos e baixos durante 43 anos, fui director da Associação, fiz teatro. Entretanto a minha actividade profissional era no meio das artes gráficas, desde os meus 13 anos, até aos dias de hoje, entretanto face à conjuntura da crise económica que se viveu nos anos recentes, fui vitima das circunstâncias, e fui parar no desemprego com 54 anos, como sempre achei que não queria parar, procurei desenvolver uma actividade que me preenche-se o tempo, pois circunstancialmente, certo dia comecei por fazer uma dobragens em papel, (flores) para a minha esposa levar para o seu local de trabalho (escola pública), e dai descobri o origami, que é a arte de dobrar papel, pois bem, fui pesquisando na internet, e comecei a fazer diversas peças, mas ai entrou, e já com mais experiência, o origami 3d, o quartel local tem um capacete em tamanho real feito 100% papel com a técnica 3d exposto no hall de entrada, diga-se criação minha, único no mundo, como fui mostrando na freguesia, acabei por fazer exposições das referidas peças, fiz workshops nas escolas públicas, participei em feiras, paralelemente a esta minha atividade, tenho um fascino por madeira, e comecei a criar ferramentas. Adaptação de berbequins, para outras funções aproveitando a parte motora, tenho 6 máquinas criadas por mim no meu atelier, até que cheguei a descobrir realmente e me confesso publicamente, a minha forte paixão, direi mesmo o meu maior EU! Sempre tive um certo jeito para o desenho, e dai o meu filho herdou esse jeito e começou a ser tatuador nas horas vagas, e então foi o clic que me faltava, se ele fazia desenhos na pele, eu como adora madeira comecei a desenhar na madeira, mas de uma outra forma, utilizando para desenhar, um pirógrafo, ou seja comecei a fazer pirogravuras, essa atividade como pirogravador comecei há perto, e hoje tenho quadro já espalhados por esse mundo, aceito trabalhos de pirogravura, personalizados, através do Facebook, nomeadamente retratos, tenho uma página dedicada, ás minhas artes, origami 3d/pirogravuras, com o nome jfranco pirogravuras, onde pode contemplar todo o meu espólio. Paralelamente tenho feito ofertas dos meus trabalhos a entidades da nossa terra, igreja católica local, Junta de Freguesia onde tem exposto um quadro com o brasão da Junta, todo feito manualmente em madeira, Bombeiros, Clube de Caçadores, e até artesãos da nossa praça.
Aproveito para dizer que sou Artesão certificado, pelas entidades oficiais, IEFP, e CEARTE, procurei certificar-me porque existe municípios, que para se poder expor exigem carteira de artesão, fiz prova das minhas artes, e hoje sou portador de diploma, e carteira de artesão, de que muito me orgulho aos 60 anos, e é assim que para muito resumidamente apresentar um pouco da minha atividade, aproveito ainda para dizer que tenho recebido convites para participar em demonstrações de meu artesanato por todo o país, e não tenho aceite, porque não quero ser absorvido no meu tempo em deslocações e estadias, procuro essencialmente manter esta minha atividade lúdica, sem grandes agitações, ou pressões, muito mais teria para dizer, não sem antes autorizar que sejam retiradas por partilha alguns, ou os que julguem necessário para compor o meu histórico como artesão, trabalhos exposto no Facebook, à excepção de quadros personalizados, encontro-me ao dispor para esclarecimentos adicionais. Uma curiosidade sou o único Artesão da Freguesia certificado.
Texto de Joaquim Franco
Facebook: jfranco
Conheça o vídeo do trabalho do Brazão oferecido à Junta de Freguesia de Fanhões em:
https://www.facebook.com/joaquim.franco.12/videos/2167241006697559/
A Junta de Freguesia de Fanhões recebeu a visita do Artesão Joaquim Franco que nos deu a honra de noticiar os seus últimos trabalhos de grande pormenor artístico, apenas possível quando se é um grande Artesão. Trêsois dos trabalhos são ícones da Freguesia de Fanhões: Fonte Velha, Igreja Matriz de São Saturnino de Fanhões e Coreto, e a outra obra, um ícone mundial a Torre Eiffel que certamente dirá muito aos nossos conterrâneos imigrados. Em conversa com o Artesão é evidente o amor que coloca nas obras que faz, estando já a perspetivar os próximos trabalhos, que irão certamente nos orgulhar a todos e evidenciar os ex-líbris da nossa Freguesia de Fanhões. Assim pela arte podemos imortalizar e divulgar tudo o que de bom temos para mostrar ao mundo, engrandecendo e prestigiando a nossa terra e as nossas gentes. A Junta de Freguesia tem agendadas iniciativas de promoção e divulgação do Artesanato realizado na Freguesia, valorizando o trabalho e as pessoas. Estas obras por representarem monumentos do Património Histórico da Freguesia irão ser divulgadas à ADAL e Câmara de Loures oficialmente. Mais um vez caro Joaquim Franco, em nome de todo o executivo da Junta de Freguesia, Parabéns pelo seu trabalho e que continue por muitos a longos anos e surpreender-nos com a sua arte!
![](https://jf-fanhoes.pt/wp-content/uploads/2019/04/FOTO-100-OK-1024x768.jpg)
ÚLTIMOS TRABALHOS
![](https://jf-fanhoes.pt/wp-content/uploads/2019/07/65627828_467558867121960_2432351494255673344_n-ok1.jpg)
![](https://jf-fanhoes.pt/wp-content/uploads/2019/05/IGREJA-FANHÕES-FOTO-7-OK-1024x768.jpg)
pirogravura
![](https://jf-fanhoes.pt/wp-content/uploads/2018/09/Joaquim-Franco-foto-02-225x300.jpg)
Origami 3D
![](https://jf-fanhoes.pt/wp-content/uploads/2018/09/Joaquim-Franco-foto-10-225x300.jpg)