SECA – Uma realidade evidente, à qual não podemos ficar indiferentes.

Após um início de um ciclo/ano hidrológico pouco chuvoso, começamos o mês de fevereiro com a totalidade do território nacional em seca, e a região de lisboa em Seca Severa, 70% da superfície do planeta é água, mas a água doce potável representa apenas 1%, a que se junta a redução significativa dos aquíferos e lençóis freáticos colocando em risco as reserva de água no solo. No território da nossa freguesia sentimos com evidência o resultado das alterações climáticas, com especial evidência nas Fontes e Linhas de Água. Em setembro de 2020, após a perda de caudal água na Fonte de Casaínhos, realizamos um estudo hidrogeológico/científico e os trabalhos de ajuste do nível hidrológico/hidrostático que permitiu repor um caudal, que embora baixo seria aceitável, com altos e baixos, que manteve durante o ano 2021. Atualmente e devido à situação de Seca Extrema o lençol freático/veio que alimenta a fonte está no limite e necessita urgente de reposição/água no solo para voltar a alimentar a fonte. O Chafariz de Ribas de Baixo, tinha nesta época do ano, água excedente na bica proveniente do Poço do Alto da Ribas e que atualmente não corre. Salientamos as linhas de água de Rios e Ribeiras, insuficientes para a época e que evidenciam claramente um problema climatérico global grave e a sua repercussão na vida das comunidades locais.   

Não podemos apenas lamentar estarmos em seca, é necessário agir.

Mantendo todo o trabalho já desenvolvido nesta área, com o “Caminho das Lavadeiras” os “Guardiões do Rio” com o Núcleo Escolar de Fanhões,  iremos dar início ao que designamos no nosso programa como “Núcleo de Voluntários de Proteção à Natureza” envolvendo a população/comunidade, entidades e escolas, procurando um conjunto de medidas/programa e gizando uma linha de ação que possa minimizar os impactos ambientais, melhorar o bem estar animal e a sustentabilidade no nosso território, gerindo os nossos recursos.  

Naturalmente, necessitamos de todos e de todas que estiverem disponíveis para poderem dar o seus contributos/ideias. Pensamos que durante este primeiro semestre, teremos constituído este Núcleo que logo anunciaremos.

Podemos, desde já atuar nas medidas básicas de poupança de água e boas praticas ambientais, procurando um equilíbrio entre as necessidades da população e bem estar e o nosso compromisso com o futuro.  

Pode consultar aqui a situação de seca do País: