A Junta de Freguesia de Fanhões congratula-se com a assinatura, hoje, pela Câmara Municipal de Loures de um protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para a construção da Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal. Este é mais um passo importante para a realização desta obra essencial e há muito desejada pela população da Freguesia de Fanhões e União de Freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal.
O Presidente Bernardino Soares referiu: “Hoje é mais um dia importante para as populações da região de Santo Antão, São Julião do Tojal e Fanhões. Foi hoje assinado o Protocolo de Cooperação entre o Município de Loures e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a concretização da construção da Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal. Mais uma vez somos parte da solução de uma competência (construção de centros de saúde) que não compete às Câmaras Municipais mas sim ao Governo e à Administração Central. Mais um passo muito importante para a melhoria da qualidade de vida das populações.”
O Presidente do conselho diretivo da ARSLVT, Luís Pisco lembrando “a parceria com o Município de Loures, que tem funcionado”, referindo ainda “que neste Centro de Saúde irá também funcionar uma unidade de cuidados continuados para a Zona Norte”
“A assinatura do protocolo foi realizada no terreno municipal cedido pela Autarquia à ARSLVT para a construção da unidade de saúde, situado na Quinta do Aqueduto, em Santo Antão do Tojal.
“Estamos hoje a dar um passo muito importante, um passo sólido, para a construção da nova Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Loures. Bernardino Soares destacou que “este protocolo firma a nossa vontade comum de avançarmos com esta unidade de saúde, mesmo havendo coisas que ainda estão por definir, mas que definiremos com toda a facilidade”.
De acordo com o documento assinado hoje, o investimento necessário à construção desta unidade de saúde, a qual irá servir uma população de cerca de 10.500 utentes, foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência.
“Temos tido disponibilidade, por parte da ARSLVT, para avançarmos com o processo de renovação das unidades de saúde no concelho. Estamos a caminho de resolver praticamente a totalidade das situações insatisfatórias. Um dos centros de saúde novos está já em obra [Santa Iria de Azóia] e vai terminar este ano; estamos a finalizar a empreitada do Centro de Saúde do Catujal e a ultimar a elaboração dos projetos para este centro de Santo Antão do Tojal”, notou.
“Daqui a dois ou três anos vamos ter resolvidas todas as questões relacionadas com as instalações de saúde no nosso concelho”, anunciou o presidente da Autarquia.
Já Luís Pisco, presidente do conselho diretivo da ARSLVT, lembrou “a parceria com o Município de Loures, que tem funcionado”, referindo que as duas entidades estão empenhadas em “garantir melhores condições de saúde aos cidadãos”.
Na cerimónia de assinatura marcaram também presença os presidentes das uniões de freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal e de Fanhões, João Florindo e Jorge Simões, respetivamente, representantes da comissão de utentes e o diretor do ACES Loures / Odivelas, António Alexandre.”