A Junta de Freguesia de Fanhões após a reabilitação efetuada nos Lavadouros e Chafariz de Ribas de Cima em 2018 e a sua classificação como Património Histórico da Freguesia, consolidou a sua intervenção com a colocação de painéis de azulejo de pintura natural da autoria da pintora Maria do Carmo Azevedo, com motivos etnográficos da vida quotidiana da localidade, enaltecendo as Lavadeiras ao mesmo tempo que mostra a ruralidade e a forte ligação das gentes à terra. Percebemos a importância para a população em ter os seus espaço melhorados e o orgulho que sentem nas suas origens, é com esse objetivo que trabalhamos diariamente para que a seu tempo, todos os espaços e lugares Históricos da Freguesia de Fanhões estejam dignificados para poder usufruir deles sempre que quiser!

Inaugurado em 1954, foi uma importante obra com o propósito de beneficiar a população, principalmente as mulheres incluindo as lavadeiras que faziam desse trabalho o seu parco ganha pão, e que são símbolo da nossa terra e da zona saloia. Tinham que se deslocar com as trouxas de roupa (das freguesas e não só) à cabeça, por meio do campo/mato até ao Rio da Ladeira. Também os animais de grande e pequeno porte, eram levados pelos donos duas vezes ao dia para beberem água. Também ali e porque existia uma mina de água natural, se ia buscar água para consumos, mina essa que mais tarde abasteceu de água o Chafariz e os Lavadouros.

Em 2018 foi mantido e identificado como Património Histórico; Recentemente salvo de uma intervenção que o iria descaracterizar para sempre, graças a uma população convicta e unida em manter o seu património preservado, foi  um marco de afirmação de uma comunidade, a lição popular que sempre devemos respeitar. Histórico da reabertura em abril de 2017.