Património
A preservação do património material e imaterial da Freguesia de Fanhões é do interesse de todas as localidades, uma prioridade e o único caminho para compreendermos o passado e assegurar a identidade do território de modo sustentável. Na identificação dos lugares e na sua referenciação histórica, estamos a afirmar a importância que ocupou na vida das gentes, sendo tal, essencial para que também o nosso património tenha um lugar de dignidade na vidas das gerações vindouras.
Fanhões é Capital do Calceteiro desde 2018 resultado de um compromisso de preservação e divulgação do seu património histórico, etnográfico e cultural, tendo recebido em 2018 o certificado de “atuação positiva pelo Património, Capital do Calceteiro, recuperação e identificação do património rural local” atribuído pela ADAL – Associação de defesa do Ambiente de Loures.
A preservação do património é uma responsabilidade global. Jamais conseguiremos construir um futuro promissor para a freguesia, se não conseguirmos manter, respeitar e requalificar o edificado e o etnográfico, mantendo ao serviço da população tudo o que passado construiu e nos legou.