O início da operação da Carris Metropolitana no concelho de Loures foi adiado para janeiro de 2023, “por razões da responsabilidade dos operadores prestadores de serviço”.

A Junta de Freguesia de Fanhões lamenta a decisão desta alteração para 2023 anunciada para 1 de julho de 2022 com a prevista melhoria do sistema de transportes no território da freguesia, muito aguardada muito deficitário em horários e material circulante. 

A Junta de Freguesia de Fanhões esteve empenhada neste processo desde o inicio, com contributos e sugestões visando o melhoramento da rede de transporte público, sendo premente a sua entrada em vigor, pelo que este adiamento em muito prejudica a população. 

Este anúncio da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que num comunicado, explica que, neste momento, “não estão garantidas as condições consideradas essenciais para a entrada em funcionamento do novo serviço, por razões da responsabilidade dos operadores prestadores de serviço”.

Assim, o início de operação que estava previsto para o dia 1 de julho de 2022 foi adiado para 1 de janeiro do próximo ano, não só na designada Área 2 (que além de Loures abrange Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira), mas também na Área 1 (que abarca os concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra). Até lá, todo o sistema de transportes se mantém como até aqui.

Iremos acompanhar todo o processo e faremos chegar a nossa indignação às entidades competentes.