A Junta de Freguesia de Fanhões no seu programa de recuperação do Património da Freguesia retomou o Projeto Florestal das Portelas plantado e 1996 e desde essa data foi deixado ao crescimento natural dos Cedros criando uma floresta fechada, sem luz, sem manutenção, num total abandono, onde as copas se tocavam dando origem a muitas árvores mortas. Visitamos o local em 2019 com o Engenheiro Florestal João Moreira e foi feita a marcação das árvores a abater e contratada uma empresa florestal para o efeito. Com esta limpeza aumentamos a proteção contra os incêndios e permitimos que a floresta “respire” e cresça de modo sustentável. Sendo esta uma plantação feita sobre uma pedreira a existência de muita pedra solta dificultava o acesso pedonal ao local e foi retirada uma quantidade substancial de pedras para permitir que se possa caminhar com o mínimo de conforto e colocadas pedras de modo a facilitar o descanso no local. É pretensão do executivo manter o espaço o mais natural possível para que quem o visite possa usufruir da tranquilidade e da paisagem, onde na envolvente de grande beleza podemos avistar a Ponte Vasco da Gama, sendo mais um ponto de referência de turismo e lazer, enriquecendo a oferta com mais uma zona de paragem para caminhantes, praticantes de BTT, passeios escolares e outras atividades culturais, sempre com o objetivo de poder melhorar este e outros locais. Estamos diariamente a construir uma Freguesia melhor!